sábado, 12 de janeiro de 2019

A um passo da queda



                               A um passo da queda

Salmos 73:01-02

O Salmo 73 feito por Asafe, um ministro de adoração, fala que embora Asafe fosse um servo de Deus com maturidade, houve um período em que ele mesmo descreve que "quase seus pés se desviaram".
Eu gostaria de nesse estudo analisar esse salmo e tentarmos entender o que pode fazer um cristão tropeçar, e o que pode restaurar sua firmeza em Deus.

01) Vs 03 - A INVEJA E A COBIÇA PODEM ENFRAQUECER UM HOMEM DE DEUS

Asafe confessa que ele começou a olhar aquilo que o impio vinha conquistando, e isso lhe causou uma certa inveja.
Vemos aqui algo terrível para a vida de um cristão, pois pode leva-lo a viver uma vida amarga, e o que é pior, pode levá-lo a questionar a justiça de Deus.
E com isso deixarmos de priorizar aquilo que é mais importante para todos nós que nossa vida espiritual, achando assim que o que move nossa caminha é correr atrás de riquezas nesse mundo.

"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."



2) Vs 04 e 09 - A VISÃO MATERIALISTA ABRE BRECHA PARA UM ESPÍRITO DE ENGANO

Ao deixar seu coração olhar apenas para o exterior de uma vida sem Deus, Asafe passou a enxergar errôneamente.
Passou a ter uma visão errada de que o dinheiro fosse o suficiente para trazer paz, prosperidade ou felicidade.
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."
I tm 06:10
E só depois de algum tempo ele caiu em si e se deu conta de que na verdade, as riquezas sem Deus são um laço que prende as pessoas e as levam para o inferno.
Vejam nos vs 18-20.


3) Vs 13-14 – O IMEDIATISMO PODE NOS LEVARA ABRIR MÃO DE UMA VIDA DE SANTIDADE

Mergulhado em sua crise, Asafe chegou a conclusão que não valia a pena ser um homem santo e honesto.
Infelizmente isso acontece com muitos cristãos nos dias atuais.
Ao retirarmos nossos olhos D’Aquele que é Santo e olharmos para pessoas que ganham dinheiro, que prosperam no que fazem, mentindo, roubando não somente aos homens mas também negligenciando seus dízimos, e sonegando impostos abrimos mão da fidelidade a Deus e passamos a agir como os ímpios.


4) Vs 16 - SER QUESTIONADOR E QUERER ENTENDER TUDO SÓ TRARÁ CONFUSÃO A NOSSA ALMA

Asafe ficou perturbado porque ele queria um explicação para tudo que acontecia ao seu redor.
Essa é na verdade uma atitude arrogância para com Deus, quando achamos que Ele tem que nos dar satisfação de tudo o que o faz, enos esquecemos de Deus é Soberano.

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Deuteronômio 29:29



5) Vs 17,18 e 28 – SÓ SOMOS LIVRES DESSE TIPO DE CRISE, QUANDO ENTRAMOS NA PRESENÇA DO SENHOR, E VOLTAMOS A CONFIAR N’ELE

Asafe só voltou a enxergar as coisas de maneira correta, quando entrou no Santuário de Deus, ou seja, quando buscou a face do Senhor.
Só aí, ele viu que o aparente sucesso dos que não servem a Deus, é temporário e enganador.



CONCLUSÃO:

A conclusão final de Asafe, foi que o sucesso sem uma vida com Deus, é uma ilusão, não traz felicidades e o pior, seu fim é desastroso.
Ninguém é realmente feliz sem ter Jesus Cristo em sua vida.
E para isso precisamos invoca-lo, convidá-lo, para fazer parte de nossa história e podermos estar debaixo da aliança que Deus nos deixou.
Que é graça, manifesta através do Seu filho Jesus.
E


















Nenhum comentário:

Postar um comentário